top of page

Alívio da Dor

Em algum momento da nossa vida, todos nós já sentimos dor. Passa por uma experiência física com impacto emocional e repercussões no nosso desempenho ocupacional.

Dependendo da duração assim é a classificação da dor:

​

-Dor Aguda

 

Faz parte do sistema de proteção do organismo. É um sinal de alerta para uma lesão iminente ou real. É uma dor recente e de duração limitada no tempo.

É possível tolerar a dor aguda até um certo ponto, no entanto, quando tratada inadequadamente, a dor aguda torna-se um fator de risco para complicações médicas graves e para o desenvolvimento de dor crónica. Tão importante recorrer  à Terapia de Bowen nesta fase para um alívio dos sintomas

​

-Dor Crónica

 

Perdeu a função de alerta e de proteção do organismo pois já não está relacionada a nenhum evento traumático em particular. Nestes casos, a dor persiste para além da cura da lesão que lhe deu origem e passou a ser considerada uma doença por si só. A Terapia de Bowen tem a solução para este tipo de dor, melhorando a qualidade de vida para além da sensação dolorosa, vários  outros componentes físicos e psicológicos, como a ansiedade, mobilidade reduzida, alterações do sono, do apetite e depressão.

 

Sintomas da dor

Caracterizar a própria dor permite diferenciar os vários tipos de dor existentes.

Cada pessoa pode ter uma experiência dolorosa diferente. Destacam-se, vários tipos de dor, como:

- Dor tipo alfinete;

- Dor tipo arame farpado;

- Dor tipo beliscão no nervo;

- Dor tipo choque elétrico;

- Dor tipo espasmo agudo;

- Dor tipo facada;

- Dor tipo ferro em brasa;

- Dor tipo formigueiro;

- Dor tipo perfurante;

- Dor tipo queimadura;

- Dor tipo rastejar sobre a pele

​

Referência
bottom of page